Notícias: Lançado Livre S.O. Nº6 !
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?

livre.wiki.brFórumRedes e ServidoresCompartilhar pastas entre Livre SO e Ubuntu 9.04[Resolvido]
Páginas: [1]
Imprimir
Autor Tópico: Compartilhar pastas entre Livre SO e Ubuntu 9.04[Resolvido]  (Lida 1106 vezes)
MarconiMello
Newbie
*

Ver Perfil E-mail
« em: Outubro 20, 2009, 05:27:05 »

Não se estou no topico correto, pois sou iniciante, mas como tenho dois micros com linux (Um desktop com Livre SO 6 e um Note Positivo com Ubuntu 9.04), gostaria de saber como compartilhar as pastas entre os dois.

Marconi

PS: Resolvido na próxima resposta deste tópico.
« Última modificação: Outubro 23, 2009, 11:47:02 por MarconiMello » Registado

Djane
Administrator
Hero Member

Ver Perfil
« Responder #1 em: Outubro 20, 2009, 05:52:26 »

Olá !

Transferir arquivos entre máquinas que possuem o Livre SO é facil, uma vez que o ssh-server e ssh-client são instalados por padrão. No Ubuntu voce terá que certificar se estes pacotes estão instalados.

Siga os seguintes passos:

1 - Abra a sua pasta pessoal.

2 - Na janela do navegador de arquivos vá em "Arquivo-> Conectar ao Servidor"

3 - Na janela que abrir-se em "Tipo de Serviço" escolha "SSH"

4 - Em "Servidor" coloque o IP do desktop ao qual vai conectar-se. Se não souber vá até o mesmo, digite o comando sudo ifconfig e anote o IP.

5 - Em "Nome do Usuário" coloque o nome  de usuário do computador ao qual vai conectar.

6 - Em "Nome para usar na conexão" escolha o nome que quiser.

7 - Clique em "Conectar"

Um novo ícone com o nome escolhido será criado em sua área de trabalho.

Clique duas vezes sobre este ícone, vá até a máquina que está à tentando conectar e veja se o firewall bloqueou a tentativa.

Se tiver bloqueado e o seu firewall for o firestarter, clique sobre o ícone do mesmo no canto inferior direito, escolha a aba "Eventos". Você verá que o IP do computador que está tentando acessar. Clique com o lado direito do mouse sobre o IP e selecione "Liberar o acesso para este IP"

Daí pos diante é só clicar no novo ícone criado na área de trabalho, digitar a senha de usuário do computador que será acessado e copiar e colar arquivos como faz em seu computador pessoal.

PS: Normalmente os IP são mantidos iguais para todas as máquinas, mesmo que você se conecte vias DHCP, entretanto se o IP do Desktop mudar você terá que criar uma nova conexão.
« Última modificação: Outubro 20, 2009, 05:56:31 por Djane » Registado
MarconiMello
Newbie
*

Ver Perfil E-mail
« Responder #2 em: Outubro 21, 2009, 09:39:29 »

Djane, bom dia.

Esse procedimento pode ser feito usando o "hub"? Meus dois micros estao conectados a ele para acesso à internet.

Marconi
Registado
Djane
Administrator
Hero Member

Ver Perfil
« Responder #3 em: Outubro 21, 2009, 09:51:02 »

Olá !

Bom dia !

Pode sim. É só informar o IP correto e certificar-se de que nenhum firewall está bloqueando a tentativa de estebelecer uma conexão entre as máquinas.

Editado:
Você pode usar o NFS também, porém acho mais simples o SSH.

Registado
MarconiMello
Newbie
*

Ver Perfil E-mail
« Responder #4 em: Outubro 23, 2009, 11:46:00 »

Olá Djane e Comunidade livre1

Consegui conectar meus dois computadores (Desktop com Livre SO nº 6 e um Notebook com Ubuntu 9.04). Segui a orientação em relação ao ssh. A dificuldade que tive foi em relação ao Ubuntu, que estava sem os pacotes ssh e ssh-server.

Segui tb orientação do Suporte do Livre SO, na pessoa do Sr. Renan, que me orientou nas dúvidas que tive com ip das máquinas e senhas pessoais a colocar nas máquinas (por isso solicitei orientação do suporte e não do forum).

Obrigado pelo apoio.

Marconi
Registado
Djane
Administrator
Hero Member

Ver Perfil
« Responder #5 em: Outubro 23, 2009, 12:04:33 »

Nós que lhe agradecemos !

Abraços !

Jane
Registado
Otto
Administrator
Sr. Member

ottosa@hotmail.com
Ver Perfil WWW
« Responder #6 em: Outubro 24, 2009, 11:48:17 »

Olá Djane e Comunidade livre1

Consegui conectar meus dois computadores (Desktop com Livre SO nº 6 e um Notebook com Ubuntu 9.04). Segui a orientação em relação ao ssh. A dificuldade que tive foi em relação ao Ubuntu, que estava sem os pacotes ssh e ssh-server.

Segui tb orientação do Suporte do Livre SO, na pessoa do Sr. Renan, que me orientou nas dúvidas que tive com ip das máquinas e senhas pessoais a colocar nas máquinas (por isso solicitei orientação do suporte e não do forum).

Obrigado pelo apoio.

Marconi

Contente
Caro Marconi,
Acho que encontrou a solução. Ficamos satisfeitos pelo seu sucesso no livre s.o. Acho que fechou o tópico, então peço-lhe para encerrar o tópico com o "Resolvido" para mantermos a comunidade organizada.Agradeço pela cooperação.
abraços.
 Cool
« Última modificação: Outubro 24, 2009, 11:51:28 por Otto » Registado

Visitem o meu projeto sidux brasil  e baixem a versão 2009.04, codinome moros em http://www.sidux.com.br

Páginas: [1]
Imprimir
Ir para: