|
Titztec
|
 |
« em: Março 18, 2010, 03:31:21 » |
|
Olá...é um prazer fazer parte dessa comunidade, me perdoem se eu nao estiver no tópico certo, mas procurei na primeira pagina do forum e nao encontrei nada referente a este tema. Uma vez fiz um pedido de um cd do Livre S.O. e enviaram pra minha casa, instalei na minha maquina mas nao gostei do que eu vi, mas isso já fazem vários meses atras, acho que no inicio de 2009. acessei o site esse ano, vi que estava tudo reformulado, andei vendo os screenshoots do novo sistema, baixei a versão nova do Livre N6 e instalei no meu notebook. A instalação foi muito boa, foi muito rápido e nao tive problema nenhum, ao iniciar o sistema me deparei com a tela de login e senha, acho que nao precisava aparecer, acho que deveria entrar direto à area de trabalho e se o usuario quisesse definir uma senha, faria isso em outro momento. Achei o visual da area de trabalho muito bonita e simples, a imagem de fundo nao agressiva e tudo funcionando perfeitamente. Estou digitando este tópico porque tenho uma lan house a uns 5 meses com o sistema Big Linux 4.2 (Ubuntu Hardy) instalado e noto nele que tudo funciona normalmente mas vejo algumas deficiencias que me incomodam. O Big Linux usa por padrão o ambiente Kde 3.5, eu uso o gerenciador LanBr Free do Portal Criativa e uso o Kiosktool que é um programinha para travar a area de trabalho para os clientes nao mexerem nas configurações que fiz. Achei o Livre S.O. fantástico, pois foi o unico sistema linux depois do Big Linux que nao é Ubuntu que funcionou com o gerenciador Lanbr sem ter que fazer configurações mirabolantes, só que o Livre usa por padrão o sistema Gnome que eu nunca fui fã mas que está evoluindo e está atualmente com o visual muito bonito tambem. O problema do Gnome é que o Kiosktool nao funciona pois foi projetado para funcionar no Kde e para Gnome existe o Pessulus mas é muito inferior. Acho que o Livre S.O. deveria vir com 2 opções de ambiente de trabalho, KDE e Gnome, mais aplicações disponíveis em disco, acho que deveria ser compilado num DVd pois no repositório próprio notei que a velocidade de download é muito baixa, isso numa lan house nao dá certo pois as maquinas sofrem atualizações constantes e demoraria muito pra fazer esse trabalho. Não costumo escrever em foruns, geralmente só consulto as informações que quero e vou embora, mas achei tão interessante esta versão do Livre que nao resisti e estou aqui dando minha opinião e com vontade de ajudar. Andei olhando licenças do windows Xp no mercadolivre mas nao quero dar o gostinho de derrota para o pessoal da Microsoft e quero continuar usando Linux. Agradeço a atenção e disponível pra ajudar até onde sei.
|